Projeto Liderancas XXI MAPFRE

A parceria entre o Instituto Crescer e a Fundación Mapfre iniciou em 2018 durante a Regata Volvo Ocean Race sediada em Itajaí. Durante essa regata, as atividades desenvolvidas pelo Instituto Crescer sobre capacitação e profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade para o mundo do trabalho chamaram a atenção da empresa espanhola. Iniciou, neste momento, uma parceria que já dura cinco anos.

Dessa parceria, foram desenvolvidos projetos anuais de profissionalização de jovens, com o Projeto LPS-XXI executado em 2023, a sua quinta edição. Os projetos educacionais aconteceram no contraturno escolar e já beneficiaram mais de 260 jovens, de 14 a 18 anos, na sua maioria meninas (52%), de 23 escolas públicas ou bolsistas de ensino privado, abrangendo do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os jovens possuem renda per capita média de 1,5 salário-mínimo, todos moradores do município de Itajaí (Instituto Crescer, 2019, 2020, 2021 e 2022). Nos projetos educacionais, ao contrário das aulas expositivas clássicas, são priorizadas metodologias criativas como: oficinas e dinâmicas teóricas e práticas; visitas técnicas e ações de voluntariado. Todas as atividades são conduzidas com base em planejamento, monitoramento e avaliação contínua e permanente, e segue as metodologias da Teoria da Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade, que representam os princípios metodológicos adotados pelo Instituto Crescer. O objetivo é promover a formação integral dos jovens e assim, proporcionar protagonismo, autonomia, pensamento crítico e criativo, preparando-os para destacarem-se no mundo do trabalho.

Durante a pandemia, entre 2020 e 2022, os projetos desta parceria distribuíram mensalmente às famílias dos jovens kits de alimentos e produtos de limpeza, auxiliando na crise econômica ocasionada pela redução da jornada de trabalho ou pela perda do emprego, como consequência da COVID- 19. Foram distribuídos mais de 1200 kits de alimento e limpeza, o que correspondeu a 18.000 quilos de alimentos e produtos de limpeza ou o equivalente a 108 mil refeições garantidas. Essa ação representou uma grande contribuição às famílias dos jovens, auxiliando na minimização dos riscos de saúde mental, entre tantos outros efeitos secundários da pandemia, principalmente para aqueles que já viviam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e ainda foram mais afetados nesse momento. Durante esses período, os jovens foram incentivados a participar de ações voluntárias, permitindo que experimentassem na prática os benefícios do trabalho voluntário.

Podemos citar como benefícios do trabalho voluntário: criar um senso de propósito na vida; melhorar a comunicação; autoestima; senso de bem-estar e autovalorização.

Durante estes cinco anos, os jovens participaram de eventos de limpeza de praias e rios, que mobilizaram mais de 20mil pessoas direta ou indiretamente, coletaram mais de 12mil quilos de resíduos sólidos dos rios e praias da região; organizaram torneios de vôlei solidário; arrecadaram mais de uma tonelada de alimentos e organizaram um Evento de Sustentabilidade que envolveu mais de 1500 famílias de um bairro vulnerável socioeconomicamente de Itajaí.

Com relação à empregabilidade, todos os jovens que finalizaram o curso conseguiram trabalhos em empregos formais em menos de 6 meses. E deste último projeto, antes da conclusão do curso, 10% dos jovens já haviam sido contratados em trabalhos como Jovens Aprendiz.

o projeto em números

anos de parceria
0
mil pessoas impactadas indiretamente
+ 0
Jovens atendidos
+ 0
Eventos organizados pelos jovens
0

fotos do projeto